terça-feira, 24 de novembro de 2015

Proposta inicial dos projetos


        No início do ano, nos apresentaram para nos fazermos, um projeto que tinha como tema a água. Ele apresentava principalmente, o descuido que fazemos com a água. Ou seja, o projeto falava principalmente da falta d' água. 

         Para cada área deveríamos tratar desse assunto de formas e ângulos diferentes. Cada um retratava de algo específico do descuido da água, foi assim nos dois primeiros trimestres ( 1º e 2º).
Mas nesse trimestre especifico (3º), fizemos de um modo diferente: fazer um blog que tratasse sobre a água, que reunisse as coisas que fizemos nas 3 áreas nos dois primeiros trimestres. 
        
Foi por essa razão que criamos o blog. E espero que gostem do blog! :)        

         

Propostas de reutilização da água 

1-Usar a água da chuva para regar as plantas.
2-Usar a água do maquina/banho para dar descarga.
3-Usar a água da maquina/banho de levar para lavar a calçada.
4-Usar a água de maquina/banho de levar para lavar o carro. 

(lembrando que, nem todas as propostas acima puderam ser utilizadas) 

Refletindo sobre as estratégias de reutilização de água



Nossas estratégias eram boas, mas não eram o suficiente para fazer uma diminuição nas contas de água. Pensamos em pegar água da chuva e do banho, mas a quantidade não foi suficiente para fazer alguma diferença, mesmo fazendo isso por alguns meses.

(As fotos das estratégias está na outra postagem)  



Fotos das Estratégias





Estudante: Henrique


Água recolhida do banho:











Utilizando água recolhida regando as plantas:












Estudante: Felipe


Água recolhida do banho:












Utilizando água recolhida lavando o pátio:












Estudante: Yasmin


Água recolhida do banho:

 










Utilizando água recolhida dando descarga:












Estudante: Anelise 

                        
Água recolhida no banho









                        





                        
Água recolhida na chuva:

 






  




Utilizando toda a água recolhida ( da chuva e do banho) lavando o pátio:



                                Gráficos de consumo de água   

Segundo  gráfico de toda a equipe dos meses setembro,outubro,novembro
 










     




    Primeiro  gráfico de toda a equipe dos meses de maio,junho,julho 


 

Esses são nossos gráficos, os gráficos que quando juntaram da equipe inteira, resultaram nestes dois.


Refletindo sobre o gráfico:

Infelizmente, não conseguimos diminuir as contas de água. E pior, elas aumentaram! Isso foi por causa de alguns componentes do grupo que não continuarem usando as propostas de diminuição de água. Além de uma série de problemas menores que nem teria o porque de eu explicar.




 

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Em 2050, o que vai acontecer com a água do mundo? 

A água cria, mas também destrói. 748 milhões de pessoas – 10% da humanidade – não têm acesso seguro a água potável, mudanças climáticas devem tornar mais frequentes desastres naturais e podem elevar o nível dos oceanos a patamares diluvianos. Planejadores buscam formas de tornar as cidades mais resilientes a secas e enchentes, ao mesmo tempo em que reaprendem a lidar com os recursos hídricos. 

Líderes de 196 países participarão, em dezembro, da Conferência do Clima, em Paris. A meta é firmar um acordo que encaminhe a humanidade para chegar a 2100 com a temperatura média do planeta dois graus Celsius acima dos registros pré-industriais, entre os séculos 18 e 19. Atualmente, rumamos para um aumento de cinco graus.
No Brasil, vamos sentir os impactos da mudança do clima pela água, seja pelo excesso, seja pela falta. Afirma urbanista. O Brasil tem 12% da água doce do mundo, mas tem de aprender a economizar e cuidar do uso.

 Link da Imagem

   Como a comunidade de Viamão cuida da água?

A comunidade de Viamão cuida reativamente bem da água. Alguns de nossos vizinhos tem poços artesianos e outros pegam água da chuva. Desde a falta de água que ocorreu em Viamão, no geral,a população está ciente da água.



Onde está aquela água tão limpa e despoluída,será apenas um sonho ou uma esperança perdida?  Where is the water as cleanly and unpolluted, it is only a dream or a hope lost? 



(Link da Imagem)

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

   Corsan promete investir R$ 361 Milhões para obras em 

A Corsan prometeu investir R$ 361 Milhões em obras de Saneamento Básico (Obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário), em Viamão.


As substituições de redes e a ampliação do abastecimento em áreas rurais podem ser feitas com recursos próprios da empresa, considerando o quadro tarifário atual — disse Flávio Ferreira Presser.



(Link da Notícia)

Trabalho dos Mobiles

 No trabalho dos mobiles nós não fomos muito bem. As nossa fotos ficaram boas, mas a estrutura do mobile não ficou muito firme e não ajudou com pessoas que seguravam ele de forma irregular.  Assim o mobile acabou quebrando. 

                                   algumas fotos do nosso mobile

  



todas esse fotos foram tiradas do meu celular por isso não tem fonte 


                     Como está o estado do Lago Tarumã?

Está muito mal! O lago é usado como um "esgoto", contendo fezes e urina humana, além de móveis domésticos e restos de carro em seu interior. Por esse motivo é proibido pescar e banhar-se no lago. 

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Semana será de chuvas fracas no Estado 

Ao longo desta semana, um sistema de alta pressão vai atuar sobre o centro-sul do Rio Grande do Sul, diminuindo o volume de chuvas sobre as regiões de interesse do setor orizícola. Na terça-feira (3) ainda ocorrem chuvas de fraca a moderada intensidade na Zona Sul do estado e nas Planícies Costeira Interna e Externa, devido a ventos úmidos que sopram do mar. Os acumulados ficam entre 10 e 15 milímetros.
Entre quarta-feira (4) e sábado (7), não há previsão de chuva significativa. No domingo (8), o tempo volta a ficar instável, com previsão de chuva entre 5 e 10 mm na Zona Sul e entre 15 e 20 mm no norte da Fronteira Oeste.

Faz um pouco de frio pela manhã no sul do estado, com temperaturas mínimas entre 9 e 12 graus. As máximas ficam entre 24 e 27 graus, com regiões que podem passar dos 30 graus na Fronteira Oeste no final da semana. 

      Estado vai classificar risco de barragens

Até o próximo ano, a Secretária do Ambiente e Desenvolvimento sustentável  quer classificar todas as barragens do Rio Grande do Sul (RS) conforme o nível de risco. Este processo começará dia 26 de novembro de 2015.


- Todas as barragens com um nível alto de risco precisarão ter um laudo. Informa o Diretor de Recursos Hídricos da Secretária, Fernando Meirelles.

A categoria de risco, leva em consideração o volume de água armazenado, a altura do reservatório e etc. Outra obrigação para os reservatórios que merecerem maiores cuidados será a elaboração de um plano de ação emergencial a ser adotado em caso de chance de rompimento ou transbordamento. Serão incluídas todos os tipos de barragens, com fins como geração de energia, abastecimento ou irrigação.

(Link da Notícia)



       Alagamentos da Maria Hortência com os dias contados 

Um drama de duas décadas está chegando ao fim para a comunidade da Maria Hortência, no Morro Grande, zona rural de Viamão. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, está realizando obras de canalização na região, com mais de 400 metros de extensão na via principal, além de ramificações nas ruas laterais e colocação de boca-de-lobo. A obra deve solucionar o problema de alagamento na região, enfrentado há duas décadas. 

image-1 

       A prefeitura de Viamão está preocupada com a água da cidade?

        Infelizmente, não. A prefeitura de Viamão informa que não se responsabiliza por problemas hídricos e que este problema é responsabilidade da Corsan. A prefeitura também comentou que não tem nenhum projeto sobre água, nem em ação, nem nos papéis.  

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A Corsan tem algum projeto de economia de água em Viamão? 

A Corsan não tem nenhum projeto de economia de água para 2015, mas talvez tenha para 2016. 
  

Quem Somos? 

Olá ! Somos alunos do Colégio Marista Graças, e estamos aqui para falar da falta da água e sua importância, somos cinco pessoas, duas meninas e três meninos. Anelise,Yasmin, Nicolas, Felipe, Henrique.







Who are we?

Hello ! We are students of the College Marista Graças, and we are here to talk about the lack of water and its importance. we are five, two girls and three boys. Anelise, Yasmin, Nicolas, Felipe Henrique.